top of page

Microestrutura

Cabeçalho Dicionário on-line_vf.png

Ficha. A ficha técnica do verbete é constituída de 3 divisões, dispostas na seguinte ordem lógica e seções correspondentes:


Conformaticologia: contém a Entrada; a Definologia; a Especialidade; a Sinonimologia; a Coloquiologia, como item eventual; e a Neologia Multilíngue, composta na seguinte ordem, pelos idiomas Alemão (De), Inglês (En), Espanhol (Es) e Francês (Fr).


Consciencioterapeuticologia: contém as abordagens ao termo sob a ótica das especialidades da Consciencioterapeuticologia e da Holossomatologia.


Holoprescriciologia: contém a Remissiologia, com 7 verbetes afins aos termos da entrada; a Bibliografia Específica; a Webgrafia Específica; e a Filmografia Específica.

Divisão Conformaticologia


Seção Entrada: além da condição natural de ser tema prioritário da Consciencioterapeuticologia, o principal critério geral para a inclusão de determinada entrada no DC foi ela ser fundamento conscienciológico da especialidade, ou aludir diretamente às autexperimentações de consciencioterapeutas e evolucientes nos atendimentos consciencioterápicos ou na vivência da autoconsciencioterapia.


Seção Definologia: as definições são terminológicas, predominantemente do tipo funcional ou parafisiológico, explicando, expondo ou descrevendo o definiendum no contexto da Consciencioterapeuticologia.


Seção Especialidade: refere-se à subespecialidade da Consciencioterapeuticologia ou da Holossomatologia de maior aplicação ao termo da entrada, considerando a prática auto e heteroconsciencioterápica.


Seção Sinonimologia: para se ater ao máximo à especialidade, a sinonímia é composta de até 3 acepções com significados mais aproximados possíveis, sendo evitadas, quando viáveis, extrapolações, expressões ambíguas, coloquialismos e analogias. Procurou-se atender ao critério rigoroso de a sinonímia poder substituir a entrada original sem precisar alterar o conteúdo da definição (definiens).


Seção Coloquiologia: o item é incluído eventualmente, quando a entrada possui precedente expressão coloquial, até então usada informalmente, sem maior atenção à precisão terminológica, pela comunidade de pesquisadores da Paraciência.


Seção Neologia Multilíngue: contém os termos equivalentes da entrada nas outras 4 línguas contempladas na obra. São apresentadas em listagem vertical e ordem alfabética das siglas adotadas internacionalmente para os indiomas, conforme as seguintes epígrafes: De (Alemão), En (Inglês), Es (Espanhol) e Fr (Francês).

Divisão Consciencioterapeuticologia


Analiticologia. A divisão Consciencioterapeuticologia visa apresentar de modo analítico e descritivo os argumentos consciencioterápicos relativos ao tema do verbete.


Argumentologia. Cada parágrafo começa pela epígrafe da especialidade conscienciológica segundo a qual é desenvolvido o argumento, dando-se preferência aos subcampos paracientíficos da Consciencioterapeuticologia e da Holossomatologia.


Obrigatoriedade. Para algumas categorias de entradas, há especialidades obrigatórias; por exemplo, quando referentes às técnicas da consciencioterapia, devem apresentar, no mínimo: Indicaciologia, Objetivologia e Procedimentologia.


Divisão Holoprescriciologia


Seção Remissiologia: constituída por 7 verbetes, com as respectivas especialidades, listados em ordem alfanumérica, com objetivo de orientar o leitor, interessado na expansão da pesquisa relativa à entrada, para o conteúdo do próprio Dicionário. Entre os itens da listagem, procurou-se incluir temas nosográficos e homeostáticos, técnicas autoconsciencioterápicas
e heteroconsciencioterápicas mais afins ao assunto.


Seção Bibliografia Específica: constituída, no estilo detalhista e exaustivo da Enciclopédia da Conscienciologia, preferencialmente por verbetes, artigos e livros conscienciológicos, devido à originalidade das verdades relativas de ponta fundamentadas no Paradigma Consciencial.


Fontes. Buscou-se incluir na bibliografia a fonte primária, ou a obra com a primeira citação ou ideia relacionada ao termo da entrada, e as referências consultadas inspiradoras das ideias do texto, não sendo, portanto, incluídas todas as fontes secundárias encontradas.


Prescrições. Há também trabalhos adicionados com função preponderantemente prescriciológica, de modo a facilitar, à conscin interessada, instrumentalizar-se para a autoconsciencioterapia.


Localização. Optou-se por inserir as referências no final de cada verbete, mesmo reconhecendo o fato de resultar em repetição de publicações em diferentes entradas e na bibliografia específica exaustiva da Consciencioterapeuticologia em anexo. Porém, com essa forma de apresentação, procurou-se ressaltar o valor dos trabalhos referenciados e facilitar o uso prescritivo deles.


Seção Webgrafia Específica: constituída pelas referências bibliográficas e videográficas encontradas na internet. Aplicam-se as mesmas considerações da Seção Bibliografia Específica.


Seção Filmografia Específica: constituída pelos filmes, documentários e séries, visando enriquecer a casuística relacionada ao tema do verbete, tendo em alguns casos função prescriciológica. Contém o item Prescriciologia, com o objetivo de orientar o consulente sobre o aspecto principal a ser observado na obra cinematográfica, motivo pelo qual foi selecionada
para determinada filmografia.

bottom of page