top of page

Macroestrutura

Cabeçalho Dicionário on-line_vf.png

Pré-textuais. Entre os elementos pré-textuais do Léxico, encontram-se os Agradecimentos, a Equipe de Lexicografia, a Microbiografia dos Colaboradores, o Índice Geral e o Índice Alfabético dos Verbetes.


Entradas. Mesmo sendo pouco frequente em dicionários, o Índice Alfabético dos Verbetes foi incluído, pois considera-se a disposição alfabética das entradas, em forma de listagem, recurso consultivo útil, além de propiciar visão de conjunto do conteúdo principal da obra.


Verbetes. Os 400 verbetes desta edição, com as definições e complementos pertinentes, aparecem na sequência, classificados na ordem de A a Z.


Pós-textuais. Iniciando os elementos pós-textuais, o leitor encontrará os campos paracientíficos da Consciencioterapeuticologia organizados em quadro sinóptico específico e o Miniléxico das Especialidades da Consciencioterapeuticologia, com 34 entradas, adotadas no DC. Na sequência, são apresentadas as definições de 4 neocampos paracientíficos da Holossomatologia e o quadro sinóptico ampliado desta especialidade.


Específica. A seguir está disposta a Bibliografia Específica Exaustiva (BEE) da Consciencioterapeuticologia, composta por 575 referências da área.


Complemento. Em termos pesquisísticos, o levantamento bibliográfico exaustivo das referências fundamentais da Consciencioterapeuticologia é complementar ao conteúdo do DC, fornecendo visão panorâmica do status dessa Paraciência no momento evolutivo.


Índices. Para ampliar as abordagens pesquisísticas autoconsciencioterápicas e heteroconsciencioterápicas, foram desenvolvidos 2 índices técnicos: o Índice de Especialidades Conscienciológicas e o Índice Sistemático da Consciencioterapia Clínica. Tais recursos possibilitam a análise do conteúdo do Dicionário a partir de perspectivas distintas, favorecendo a obtenção de neoideias.


Especialidade. O Índice de Especialidades Conscienciológicas é organizado a partir dos itens da Seção Especialidade dos verbetes. Permite o acesso fácil, em conjunto, de todos os temas referentes à subespecialidade de interesse. Será útil, por exemplo, a quem desejar fazer investigação dirigida, mais específica, com base no campo de estudo selecionado.

Autodiagnóstico. Sob a perspectiva dos consciencioterapeutas, tal índice não deixa de representar espécie de diagnóstico do nível de aprofundamento cognitivo grupal, até o momento, em cada subcampo da Consciencioterapeuticologia e da Holossomatologia.


Sistemático. No Índice Sistemático da Consciencioterapia Clínica, os verbetes foram subdivididos de acordo com a sequência natural das experimentações da equipe consciencioterápica e dos evolucientes, nesse caso desde os primeiros contatos feitos com os voluntários, estruturas, práticas e procedimentos da OIC.


Tópicos. Eis, a seguir, na ordem funcional, ou parafisiológica, os 21 tópicos das listagens técnicas, pesquisísticas, desse índice:
01. Elenco da consciencioterapia clínica.
02. Conscienciocentrologia consciencioterápica.
03. Início da consciencioterapia clínica.
04. Técnicas de agendamento consciencioterápico.
05. Modalidades consciencioterápicas.
06. Meganálise do evoluciente.
07. Agentes redutores do autodiscernimento do evoluciente.
08. Metodologia paraclínica.
09. Tempo na consciencioterapia clínica.
10. Linhas consciencioterápicas.
11. Técnicas paraclínicas.
12. Técnicas heteroconsciencioterápicas.
13. Parafenomenologia paraclínica.
14. Ciclo autoconsciencioterápico.
15. Técnicas autoconsciencioterápicas.
16. Atividades consciencioterapêuticas complementares.
17. Efeitos homeostáticos da consciencioterapia clínica.
18. Finalização da consciencioterapia clínica.
19. Evitações na consciencioterapia clínica.
20. Formação e qualificação do consciencioterapeuta.
21. Técnicas da formação do consciencioterapeuta.

 

Idiomático. Entre os apêndices encontram-se também 4 índices alfabéticos idiomático dos termos em alemão, espanhol, francês e inglês, nominados nos respectivos idiomas, tendo em vista a facilitar as pesquisas dos falantes dessas línguas.


Remissivo. Em seguida, há o Índice Remissivo preparado pela equipe técnica da OIC, contendo a seleção de neotermos consciencioterápicos, termos conscienciológicos relevantes, além de outras palavras e expressões de interesse para conscins pesquisadoras da Consciencioterapeuticologia, mencionadas na obra.

bottom of page